Uma tradição que começou no ano 998 (novecentos e noventa e oito) Depois de Cristo, com o Santo Odilon, abade do mosteiro de Cluny na França e foi adotada quatro séculos depois pelo Papa, celebra o Dia de Finados em 2 de novembro. Todos os anos, milhares de cocalenses resgatam a tradição, levam flores e acendem velas nos túmulos dos entes queridos. 


Neste ano, como o feriado ocorre em uma segunda-feira, às visitas ficaram fragmentadas: de sexta até hoje (2 de novembro), milhares de pessoas passaram pelos cemitérios a cada dia e adiantaram as suas homenagens. Para evitar o tumulto e as aglomerações que geralmente acontecem nessa data, parentes e amigos aproveitaram os dois dias que antecederam esta segunda-feira para homenagear seus entes falecidos.


O principal Cemitério de Cocal, localizado no Bairro Nossa Senhora de Fátima [Bairro 90 (noventa)], recebeu desde as primeiras horas da manhã de hoje (02), milhares de populares. Lembrando que nesse logradouro estão sepultados desde as principais autoridades e personagens públicas a pessoas simples do município.


Ao final da tarde foi realizada uma missa campal no pátio do cemitério, celebrada pelo Pároco da cidade, Roberto Francelino, e Padre Evandro, filho de Cocal. No local era visível a grande quantidade de populares, muitos deles, com toda a família reunida rezando pelos seus entes queridos, em clima de muita comoção e religiosidade.