Cerca de 50 profissionais de atendimento básico à Saúde receberam capacitação sobre a Caderneta do Adolescente em Cocal. O treinamento, realizado pela Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), nesta quarta-feira (4).


A Caderneta do Adolescente é uma estratégia do Governo Federal para que os jovens tenham informações de como cuidar da saúde de maneira autônoma, em um momento de intensas mudanças. No material, constam informações de vacinas, além de informações sobre evoluções corporais diferenciadas, de acordo com o gênero do adolescente.


Agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros que lidam com a atenção básica foram os profissionais capacitados na ação. "A caderneta é voltada para o autocuidado da saúde e autodescoberta do adolescente. Dispõe sobre a postura, modos de vida, preservação e prevenção da saúde desse público", diz Hosana Brito, psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que falou sobre sexualidade do adolescente para o grupo.


"Importante frisar que a caderneta também serve para a família. Por isso a capacitação é tão importante para o profissional que lida diretamente com ela, na atenção básica. Os profissionais serão multiplicadores que atuarão nos seus postos e nas escolas em que atuam", diz Eliane Carvalho, secretária de Saúde de Cocal.


Iraneide Castilho, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Programa Saúde nas Escolas (PSE), explica que a capacitação sobre a caderneta é parte do cronograma de trabalho voltado para o público infantojuvenil: "Desde o começo do ano estamos levando para as escolas as ações do PSE, com mutirões, atendimentos de saúde e odontológicos, palestras, dentre outros. Essa capacitação é parte da programação, que irá impactar nas escolas das suas áreas", finaliza Iraneide.


Fonte: ASCOM | PMC