O programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou na noite deste domingo (06/12) que a cidade de Cocal dos Alves, localizada a cerca de 277 km da capital Teresina, tornou-se a “capital nacional da matemática”, graças ao ótimo desempenho dos estudantes de duas escolas locais em olimpíada.

Alunos mostram medalhas conquistadas na olimpíada de matemática (Foto: Reprodução TV Globo)
A jornalista Neyara Pinheiro mostrou toda a dedicação dos pais e familiares de alunos, como no caso de Sandoel Vieira, que foi aprovado para doutorado em matemática no IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada). O pai dele “sabe apenas assinar o nome” e a mãe, que chorou durante a reportagem, emocionada, nem concluiu o ensino básico.

Na reportagem é possível observar que a nova geração de alunos, todos com medalha no peito devido o sucesso na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), também se dedica a títulos de doutorado, especialmente nas escolas Agostinho Brandão (que tem mais de 100 prêmios conquistados) e Teotônio Ferreira Brandão.

Um dos estudantes exemplos em Cocal: Aprovado no IMPA (Foto: Reprodução TV Globo)
“Ainda não caiu direito a ficha de que por aqui passou um menino que agora vai se matricular num doutorado no IMPA. É um resultado extraordinário para nós”, disse o professor Antonio Cardoso Amaral, que foi um dos maiores incentivadores deste tipo de resultado ao ter a ideia, há cerca de dez anos, de inscrever a escola na Obmep. 


Clique aqui e assista a reportagem que saiu no Fantástico.