Os 450 presos da Penitenciária Mista de Parnaíba (345 km de Teresina) iniciaram, na noite desta terça-feira (15/12), rebelião e atearam fogo em colchões em dois pavilhões. A rebelião dos presos coincide com o primeiro dia da greve dos agentes penitenciários em Parnaíba. O comandante do Corpo de Bombeiros, Major Ribeiro, entrou na Penitenciária Mista de Parnaíba acompanhado do comandante da Polícia Militar do município, Major Lucena. A Penitenciária Mista de Parnaíba tem capacidade para 136 presos, mas tem 450 detentos.


Os policiais militares entraram no presídio e dispararam pelo menos 20 vezes balas de borracha e gás de pimenta para conter os presos que saíram das celas. O detento cocalense Aritana da Silva Pires, 26 anos, foi ferido na perna com um tiro de bala de borracha, sendo levado pelo SAMU para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e um outro detento, que não teve seu nome revelado, sofreu ferimentos leves e foi medicado na madrugada de hoje (16), na própria Penitenciária por uma equipe do SAMU. Reveja a matéria da prisão de Aritana Clique aqui.


Por conta das chamas e a intensa fumaça, o Corpo de Bombeiros Militar interviu na debelação das chamas; mas a cada incêndio contido, outro foco já se encontrava adiantado, até vários pontos estivessem incendiando.  A Polícia Militar, juntamente com os agentes penitenciários se empenharam na contenção da rebelião. Foi necessário o apoio de outras guarnições de Luís Correia e cidades vizinhas, bem como a colaboração de policiais militares que estavam de folga. Segundo a polícia, o espaço interno está amplamente danificado impossibilitando a reclusão dos presos.


Assista o vídeo abaixo:



Com informações do Portal Meio Norte, Blog do Yuri Gomes e Portal Costa Norte
Edição: Blog do Coveiro