A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, na última terça-feira (2), uma carreata para alertar a população sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, recentemente relacionado à explosão de casos de microcefalia no Brasil.


A carreata teve início em frente ao prédio da SMS e contou com a participação da equipe de saúde do município, bem como populares que abraçaram a causa. Houve distribuição de panfletos, que continham orientações sobre como eliminar o mosquito, vetor das doenças.


“Muito importante que a população abrace verdadeiramente a causa do combate ao mosquito, e que entenda que todos nós somos responsáveis pela sua eliminação. Não podemos correr o risco, deixando que o mosquito se reproduza. No período de chuvas, o cuidado tem que ser redobrado”, afirma Rubens Vieira, prefeito de Cocal.


Na última quinta-feira (28), o município apresentou aos agentes comunitários de saúde o plano emergencial contra o vetor das doenças, em palestra no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O plano segue as orientações do Ministério da Saúde e apresenta o protocolo de ações, caso haja notificação de quaisquer das doenças transmitidas.


Fonte: ASCOM | PMC