O dia 02 de Abril de 2016 foi um dia especial para Antonio Vieira de Alburqueque, conhecido popularmente como "Toinho Locutor" ou "Toinho Vieira do Juazeiro". Nesta data ele comemorou 30 anos de idade, um dia de celebrar as conquistas e superar as barreiras do preconceito. Data que também ultrapassou as expectativas de muitos que diziam que esse feito era impossível.


Para comemorar a passagem de seu aniversário, Toinho reuniu amigos e familiares em uma animadíssima festa, regada com muita cerveja gelada, refrigerantes, churrasco e música ao vivo, realizada em sua residência, localizada no Bairro são Pedro em Cocal. Durante o evento o aniversariante recebeu várias homenagens e presentes. 


É sempre inspirador e impressionante ver como algumas pessoas vencem suas próprias limitações. Toinho nasceu sem os membros inferiores e ao contrário de muitas pessoas que sofrem algum tipo de deficiência física, que acabam se acomodando, passando a viver em sofrimento, angústia e depressão, ele superou as dificuldades, o preconceito e mostrou ser capaz de dar a volta por cima e vencer os desafios. 


Toinho hoje é funcionário público municipal efetivado, conquistou o sonho da casa própria, possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e tem o seu próprio automóvel, é casado e pai do pequeno Anderson.


Alguns portadores de diversidade funcional (nome que os estudiosos adotam para aqueles que apresentam algum tipo de deficiência física ou mental) desistem de estudar e até de persistir quando se deparam com obstáculos. No entanto, outros encaram os problemas e dificuldades como desafios e diante deles são ainda mais motivados a avançar. Esse é o caso do meu amigo Toinho, que diante da complexidade imposta pela vida, acabou conquistando o seu lugar na sociedade e têm muito a nos ensinar.