A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou palestras para as participantes do grupo de gestantes "Nascer Feliz", no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), nessa terça-feira (3). Na ocasião, as gestantes foram orientadas pela psicóloga Francisca Veras, também parte da equipe multiprofissional do CREAS.


As mulheres foram orientadas sobre o direito das gestantes, a importância da realização de acompanhamento pré-natal adequado, das vantagens da escolha do parto normal, do direito à cirurgia de laqueadura das trompas e da importância do pai durante todo o período que envolve a gestação.


"Todos têm direito à saúde e o que a SMAS quer é facilitar o atendimento, através de trabalho conjunto, a estas mulheres frequentadoras do grupo 'Nascer Feliz', para que tenham conhecimentos dos seus direitos", pontua Deuzenir Portela, secretária de Assistência Social de Cocal.

"É importante que estas mulheres tenham acompanhamento não só médico, mas também psicológica, que tenham conhecimento de seus direitos e que possam fazer um planejamento familiar. Este tipo de cuidado assegura a saúde da gestante e diminui os riscos de mortalidade infantil", explica Rubens Vieira, prefeito de Cocal.

Fonte: Ascom | PMC