Foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) dessa última terça-feira (12) o edital de concurso público que vai selecionar 4.200 novos integrantes da Polícia Militar do Ceará. O período de inscrição começa às 8h do dia 22 de julho e termina às 23h59 do dia 22 de agosto. O salário inicial é R$ 3.134,58.

Segundo edital, a primeira prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de setembro de 2016, em horário e local a ser informado por meio de edital e no cartão de informação do candidato.



Além do reforço no efetivo, também foram aprovados, nas mesma ocasião, os projetos para aumentar o valor pago para as horas extras de policiais civis e militares e bombeiros militares.

Conforme o  Governo do Estado os 4.200 aprovados devem assumir os cargos até o fim de 2018. "Esse é um importante reforço no combate ao crime no Ceará", destacou o governador Camilo Santana, na ocasião da aprovação da lei. O reforço representa acréscimo de 26,08% ao efetivo atual da PM.

O concurso permitirá incremento das ações das Unidades Integradas de Segurança (Unisegs); na interiorização da segurança pública, como a instalação de unidades do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), do Batalhão de Policiamento Turísticos (BPTur) e do Batalhão de Divisas; e da segurança externa em unidades prisionais e centros socioeducativos.

No edital,  algumas regras para o ingresso na corporação foram modificadas. Pessoas com menos de 18 anos, por exemplo, poderão se inscrever no concurso, desde que, se aprovadas, no início de curso de formação, tenham atingido a maioridade. Já pessoas com mais 30 anos poderão ingressar no curso de formação, desde que no momento da inscrição tenham menos de 30, idade limite para ingresso.


Sete etapas
1 - A primeira etapa constará dos exames intelectuais (prova objetiva da 1ª etapa), de caráter classificatório e eliminatório.
2 - A segunda etapa constará de exames médico-odontológico,biométrico e toxicológico (inspeção de saúde), de caráter eliminatório.
3 - A terceira etapa constará do Curso de Formação Profissional, de caráter classificatório e eliminatório, conforme o disposto no item 12, durante o qual serão realizadas as seguintes fases: Avaliação Psicológica.
4 - Avaliação de Capacidade Física, de caráter eliminatório.
5 - Investigação Social, de caráter eliminatório, a ser realizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
6 - Avaliação de Verificação de Aprendizagem.
7 - Avaliação do Curso de Formação Profissional (ACFP), de caráter classificatório e eliminatório.

Perfil das vagas
Ainda segundo o edital, não haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência, tendo em vista as peculiaridades do exercício das funções inerentes ao cargo de Soldado da Polícia Militar do Ceará.
Nas três turmas, considerar-se-á a distribuição das vagas na proporção de 95% (noventa e cinco por cento) para o sexo masculino e de 5% (cinco por cento) para o sexo feminino.

Fonte: G1-CE