O Policial Civil Walter Brune e o Guarda Municipal Walber Machado apreenderam na manhã desta segunda-feira (31/10), no centro do município de Cocal, um automóvel Fiat/Strada, de cor vermelha, ano 2013/modelo 2014, que havia sido roubado em Brasília-DF e que apresentava sinais identificadores (placas, chassi e motor) adulterados, além de uma documentação forjada. O veiculo estava em posse de um homem de 61 anos, identificado como Antônio da Paz Saraiva, morador do povoado Santana, zona rural de Cocal.


Uma denúncia anônima levou os agentes a investigarem a procedência do referido carro que apontava fortes indícios de adulteração. Durante o patrulhamento de rotina realizado no centro da cidade, o automóvel foi localizado próximo ao prédio da Caixa Econômica Federal. 


Os agentes analisaram os sinais identificadores do veículo e constataram fortes indícios de adulteração da numeração do chassi e do motor. O carro ostentava as placas OQT-7550/ Belo Horizonte-MG, cujos dados são inexistentes no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan)


O veículo foi apreendido e o condutor encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Cocal. Durante depoimento o senhor Antônio informou que não sabia que o carro era de origem ilícita, já que o bem é pertencente ao seu filho que mora na região sul do país. 


Após prestar esclarecimentos o homem foi liberado para responder a acusação em liberdade pelo fato da Delegada Daniella Dinali entender que ele era inocente diante da situação. 


Um inquérito policial foi instaurado para apurar os crimes de receptação, adulteração de sinais identificadores de veículo automotor e falsificação de documento [Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV)]. 


No inicio da tarde o carro foi levado ao posto da Policia Rodoviária Federal (PRF), localizado na altura do KM-33 da BR-343 em Parnaíba, onde os federais realizaram uma perícia e descobriram a verdadeira placa do carro, que tinha registro de roubo datado em 14 de abril de 2015, em Brasília-DF.