Visando um melhor atendimento e melhoria dos serviços de inclusão do município de Cocal, a Prefeitura, em parceria das secretarias de Educação, Assistência social e de Saúde, participa, durante os dias 22 e 23 de setembro na Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, do “Fórum Regional de Políticas Públicas para pessoas com Deficiência – Todos Pela Inclusão”.

Na ocasião, a Secretaria de Estado para Inclusão das Pessoas com Deficiência (SEID) irá apresentar serviços que o Governo vem realizando e atividades que estão disponíveis para que os municípios utilizem, promovendo, assim, a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e sua inclusão na sociedade.


De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Cocal, Mônica Barreto, trabalhos de ação inclusiva vêm sendo realizados, onde os alunos com deficiência estão sendo inseridos em sala de aula e, de acordo com a necessidade de cada um, é disponibilizado um cuidador para que os acompanhem durante a aula.

“O Fórum nos chamou muita atenção, pois já estamos desenvolvendo trabalhos para a inclusão, assim podemos melhorar nossos serviços. Sabemos, também, que o trabalho de educação inclusiva acontece de uma forma bem lenta, mas sabemos que, com o decorrer do tempo, vamos ver a evolução de todos, por isso temos desenvolvido esses trabalhos em Cocal, buscando atender da melhor forma possível e levando até eles o melhor que podemos oferecer”, diz a coordenadora Mônica Barreto.


“Buscamos sempre melhorar nossos serviços, então não pensamos duas vezes em participar desses eventos, que só tem a acrescentar no nosso trabalho, principalmente em um assunto tão importante como a inclusão da Pessoa com Deficiência. Precisamos debater sobre as políticas públicas ofertadas e conhecer mais os direitos das pessoas com deficiência e essa é uma ótima oportunidade para as nossas Secretarias, que já vêm ofertando serviços nessa área”, diz o prefeito de Cocal, Rubens Vieira. 

O Fórum conta com palestras e debates sobre inclusão e direitos da Pessoa com Deficiência. Desde escola ao mercado de trabalho, além de apresentações e exposições de talentos de Pessoas com Deficiência das regiões.