O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran- PI) ainda não estabeleceu uma data certa para iniciar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). No entanto, o órgão tem até o dia 1º de fevereiro de 2018 para disponibilizar a carteira virtual para quem tiver interesse.


Segundo o diretor geral do Detran- PI, Arão Lobão, além de não ter uma data definida para início do serviço, o Estado ainda não decidiu qual valor será cobrado pelo documento.

"O valor será fixado por lei, votado na Assembleia Legislativa, e deverá ser menor em razão do custo, uma vez que será mais econômico. O que está regulamentado é que a CNH digital será uma opção para quem tiver interesse em ter o documento no celular. O documento impresso continuará a ser emitido normalmente, todavia no atual momento tecnológico do país, o cidadão ainda terá que portar a CNH impressa por conta de localidades que não possuem sinal ou acesso a internet", disse Arão Lobão.


Em agosto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução que muda o cronograma da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), documento que será emitido por meio de aplicativo no celular com o mesmo valor jurídico da carteira impressa.

O texto inicial da medida, de 25 de julho, afirmava que o documento digital seria implantado pelos Detrans "a partir" de 1º de fevereiro de 2018. A nova publicação exige a implantação "até" essa data.

Fonte: Portal G1-PI