Mulheres de várias idades de Cocal se reuniram, nessa sexta-feira (20), para uma série de atividades voltadas para a promoção da qualidade de vida. A iniciativa faz parte do Projeto “Xô Sedentarismo”, desenvolvido pela Prefeitura de Cocal, por meio do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf).

Acompanhada pelos acadêmicos voluntários de educação física Lucas Borges de Moraes e Wanderson Araújo de Brito, a atividade contou com dinâmicas de grupo, dança e uma caminhada do Ginásio Poliesportivo da Unidade Escolar João Possidônio do Rosário, passando pela Praça de Eventos, no Centro, e retornando ao ponto de partida. Com cartazes nas mãos, as participantes aproveitaram a oportunidade para chamar atenção para a causa do Outubro Rosa e a importância da prevenção ao câncer de mama.


De acordo com assistente social do Nasf, Antonia Sérgia de Pinho Silva, a dinâmica do grupo tem um cunho socializante e busca incentivar a prática de hábitos saudáveis e exercícios físicos regulares entre mulheres. “Buscamos criar um vínculo entre as participantes e estimular a comunicação comunitária, integração social, prevenção e promoção da saúde, afastando, assim, os riscos de doenças ligadas ao sedentarismo como obesidade, hipertensão e até mesmo a depressão”, explica a assistente social.


O projeto “Xô Sedentarismo” é acompanhado por uma equipe multidisciplinar de apoio técnico formada por fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e educadores físicos voluntários.