A Prefeitura de Cocal dos Alves, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira, dia 25 de janeiro a Primeira Conferência Popular de Educação fase municipal, para monitoramento do PME, CONAPE/2018. O encontro aconteceu na escola de Ensino Médio Augustinho Brandão.


Durante a cerimônia de abertura, a secretária municipal de Educação, Aurilene vieira, deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a presença de todos. “Na educação não pode haver partidarismo, lutamos pelo mesmo objetivo que é propor políticas para a garantia do direito de educação de qualidade social, pública, gratuita, democrática e laica. Foi com esse intuito que foi elaborado o Plano Decenal de Educação para ir além de governo, para ultrapassar os períodos eleitorais” disse a secretária. “Nós precisamos da comunidade, precisamos de todos para educar uma criança”, frisou.


O evento contou com a participação de servidores da educação municipal, secretários municipais, representantes da sociedade civil, e convidados, além do Prefeito Osmar Vieira e a primeira Dama Jesus Frota, que ressaltam a importância da Conferência para a educação do Município. A conferência contou também com o pronunciamento de toda equipe da Secretaria de Educação que ao longo da conferencia apresentaram os 8 eixos em questão. 


“Fiz questão de participar da Conferência por achar que esse debate é importante porque tudo começa pela educação. As discussões levantadas aqui vão contribuir enormemente para que tenhamos uma avaliação criteriosa da educação de nossa cidade e contribuir para formação de propostas que tragam melhorias para as políticas públicas que estão sendo implantadas. A conferência é um espaço democrático, para implementação de novas ideias e propostas para melhorar cada vez mais, a educação de nosso município,” ressaltou o prefeito Osmar Vieira.  “Temos feito grandes investimentos na área da educação, porque considero a educação uma das áreas mais importantes na formação da sociedade, reiterou. 


Os temas abordados foram o Monitoramento dos Planos Municipais de Educação - PME e o estudo dos eixos da CONAPE/2018, espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, com o objetivo de garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional.


Além dos diálogos e das palestras, também foi realizada uma plenária geral. Logo após foram eleitos os 3 delegados que vão representar o município de Cocal dos Alves na etapa territorial, são eles: Aurilene de Brito Vieira, Raimundo de Sousa Brito e Luíza de Brito Araújo.