Como ferramenta de empoderamento contra o abuso de crianças e adolescentes, aconteceu nesta quarta-feira (16/05) uma caminhada e atividades em alusão ao 18 de maio, data reservada nacionalmente a ações de enfretamento a violência de abuso e exploração aos menores. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Cocal dos Alves, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Uma multidão de crianças, jovens, pais e autoridades, percorreram as ruas do centro da cidade. Ao final da caminhada, todos se reuniram na quadra poliesportivo da Escolha Municipal Teotônio Brandão, onde foram realizadas diversas atividades e sorteios. Alunos da rede pública municipal participaram das ações.


“Gostaria de agradecer a todos os presentes e à mobilização para que esta importante data se destacasse no calendário da nossa cidade. Nossas crianças e adolescentes merecem todos os seus direitos e é fundamental a proteção de cada uma delas contra todos os tipos de violência. Esta caminhada e este momento reforçam isso”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Jesus Frota.


O prefeito municipal, Osmar Vieira também acompanhou a caminhada e destacou durante o evento a importância de cuidar dos direitos e proteger crianças e adolescentes de abusos. “Essas crianças e jovens serão os cidadãos que trabalharão pela nossa cidade muito em breve, por isso precisamos dar todas garantias de proteção a eles”, afirmou.

A proposta do “18 de Maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, a fim de garantir a todas elas o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres de abuso e da exploração sexual.