O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, se reúne, neste sábado (09/06), com o presidente do Consórcio Regional de Desenvolvimento da Planície Litorânea Piauiense(COREDEPI), João Santana, para discutir a adequação do município à Política Nacional de Resíduos sólidos.


A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é regulamentada pela Lei nº 12.305/10, que procura organizar a forma com que o país lida com o lixo e exigir dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.

Durante a reunião, serão discutidas questões como limpeza, saúde ambiental e humana, vigilância sanitária e ambientais inerentes à questão da disposição final de resíduos sólidos no município.


De acordo com o prefeito Rubens Vieira, a reunião é fundamental para que o trabalho de coleta de lixo da cidade ocorra da forma da correta, obedecendo às novas exigências. “Esta adequação à Lei também faz parte de um planejamento nosso que considera a coleta e destinação correta dos resíduos como uma questão de saúde pública”, diz.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Cocal, Francisco Domingos, destaca o esforço da gestão municipal em garantir um sistema de coleta de resíduos que contemple as necessidades de todo o município. “Temos feito um grande esforço para avançar ainda mais neste serviço e assim, garantir mais saúde e qualidade de vida para a população”, frisa.