Destaque em todas as competições envolvendo medalhas nacionais, o Centro Estadual de Tempo Integral Augustinho Brandão recebeu o prêmio nacional Darcy Ribeiro de Educação nesta terça-feira (20), em Brasília - DF. A instituição foi a primeira escola pública do país a conquistar a honraria.  


A premiação contempla pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira. A indicação dos concorrentes é feita por deputados e senadores e o prêmio é concedido anualmente a três pessoas físicas ou jurídicas pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora da Câmara.


Indicada pelos deputados Rejane Dias (PT/PI) e Átila Lira (PSB/PI), o Augustinho Brandão foi uma das três escolhidas para receber o diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie da homenageada, junto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Escola Mundo do Balão Mágico, de Londrina (PR).

O secretário de educação, Helder Jacobina, acompanhou as premiações conquistadas pela educação piauiense em Brasília, como a posse da aluna Lanielle Andrade, que conquistou o primeiro lugar do concurso de redação Jovem Senador, e destacou o trabalho na educação que fez o Estado ser destaque nacional.


"Mais uma vez o Piauí sendo destaque com premiações nacionais como uma aluna de escola pública e agora a premiação da escola Augustinho Brandão. Todo o corpo técnico da escola e os alunos têm nos honrado com estas conquistas, medalhas, índices de aprovação nas universidades. Isso demonstra o quanto é importante expandirmos a metodologia para que outras unidades possam, de maneira uniforme, desenvolver os mesmos resultados", destaca Hélder Jacobina.

A solenidade contou com a presença dos professores, gestores e estudantes que representaram o Piauí, em Brasília, na premiação, em Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, e no projeto Jovem Senador, no Plenário do Senado Federal.

A diretora da escola premiada, Aurilene Vieira, comemorou o resultado positivo do trabalho iniciado em Cocal dos Alves há mais de quinze anos.


"Estamos felizes e é uma honra recebermos o prêmio Darcy Ribeiro. Queremos agradecer aos deputados Rejane Dias e Átila Lira por defenderam a escola na Câmara dos Deputados ao ponto de conquistarmos este prêmio. Para nós é um orgulho e satisfação pelo reconhecimento do trabalhos realizado há mais de 15 anos e tem colocado  Cocal dos Alves nos altos índices da educação no Brasil como exemplos para a educação pública", celebrou a diretora.

Diferencial do Piauí

Visando ampliar estes resultados, a Secretaria de Estado de Educação criou o programa Mais Matemática, utilizando metodologia que fez a Augustinho Brandão alcançar resultados tão expressivos na educação.

 "Percebemos a forma de trabalhar a matemática na escola, hoje podemos dizer que o Piauí ocupa a 3ª posição no Norte/Nordeste no Ideb com escolas pontuando acima de 5.2, média da Augustinho Brandão e outras escolas no Piauí, e isso nos orgulha muito", concluiu o secretário de educação.


Para a diretora Aurilene Vieira o diferencial da Augustinho Brandão, que possibilitou alcançar estes resultados, é o comprometimentos dos professores.

"Existe um grupo de professores e profissionais dedicados ao que fazem então acredito como diferencial o compromisso, a vontade de fazer com que os alunos saiam da realidade dura que o município oferece e possam alcançar uma realidade favorável indo pra universidade, são pessoas de famílias humildes que jamais teriam uma condição de vencer se não fosse o trabalho da escola Augustinho Brandão", ressaltou.

Fonte: SEDUC-PI