O bispo diocesano Dom Juarez Sousa oficializou na noite do último sábado (01/12), a criação Área Pastoral São João Batista, em Cocal dos Alves. Na ocasião, a comunidade também acolheu o primeiro padre, José Cicero, que, a partir de agora, atuará com Vigário e residirá no município atendendo os anseios da comunidade.


Antes da criação e instalação, a Área Pastoral de Cocal dos Alves pertencia à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cocal. 


Na celebração eucarística presidida por Dom Juarez, também estiveram o Pe. Roberto Francelino (administrador da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cocal), Pe. Jeremias de Oliveira Lima (pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, em Esperantina), Pe. Hernesto de Oliveira (pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Camurupim-Luís Correia) e Pe. Antônio de Araújo (administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Domingos Mourão).

Em sua recepção, o bispo recebeu das mãos do gestor municipal, Osmar Vieira, a simbólica “Chave da Cidade”, como forma de acolhimento de toda população cocalalvense.


Na celebração, o bispo ressaltou a importância da Área Pastoral onde que “mesmo não sendo ainda uma Paróquia, ela tem seu valor de trabalho missionário tão quanto importante. Por isso, que é preciso assistir a comunidade com mais cuidado e zelo”.


Uma área pastoral tem por objetivo facilitar e dinamizar a ação pastoral e evangelizadora na comunidade onde está inserida. Deve ainda favorecer ações que se aproximem da realidade social, cultural e religiosa dos moradores a fim de se tornar um espaço de reflexão e renovação da Igreja, fazendo das comunidades paroquiais centros de irradiação da vida em Cristo.



Abaixo mais fotos de: Marcos Santos