Uma ação da Polícia Militar, sob o comando do Capitão Ronald, com o apoio da Polícia Civil, resultou na prisão de três suspeitos de envolvimento em assaltos a mão armada a dois estabelecimentos comerciais ocorridos durante a tarde desta quarta-feira (09/01), em Cocal, município da região norte do Piauí. 


Um dos roubos aconteceu no Comércio do Senhor Luís, no Bairro Santa Luzia, e o outro no Mercadinho Mundial, situado no Loteamento Mundial. As vitimas informaram a polícia que os roubos aconteceram de forma semelhante. Ambas estavam em seu local de trabalho quando foram abordadas por dois homens que chegaram em uma motocicleta de cor preta, na qual o garupa desceu com uma arma em punho anunciando o assalto e subtraindo delas os aparelhos celulares e dinheiro.


Ao tomarem conhecimento dos crimes, os policiais passaram a realizar diligências e tomaram conhecimento que dois rapazes com as mesmas características dos criminosos haviam sofrido um acidente de moto na PI-213, estrada que liga Cocal-PI a Viçosa do Ceará-CE, próximo a entrada que dá acesso ao povoado Lajeirão. Eles colidiram o veiculo em um animal (jumento) que invadiu a pista. As testemunhas denunciaram aos militares que ao se aproximarem para prestar socorro aos acidentados, eles recusaram a ajuda e um deles portava uma espécie de arma de fogo. 


Diante da denúncia, uma equipe do motopatrulhamento composta pelo Tenente Wagner e Cabo João Mendes se dirigiu ao hospital de Cocal, onde localizou um dos acidentados recebendo atendimento médico. Ao ser questionado pelos PMs, o rapaz identificado como Fernando Rodrigues da Silva, o "Nando", de 21 anos, confessou ter participado dos roubos, delatando outros dois rapazes como sendo seus supostos comparsas e ainda prestou um depoimento com riqueza de detalhes de como ocorreu toda a tratativa criminosa entre o trio. 

Os suspeitos delatados por Nando trata-se de Antônio Marcos Pereira Santos, vulgo "Batata" ou "Marcola", de 27 anos, residente no Bairro São Pedro; e Mateus de Aguiar Barreto, conhecido popularmente como "Ceará", de 19 anos, morador do Bairro São Francisco. Ambos foram localizados e receberam voz de prisão. 


Nando prestou depoimento relatando que Batata e Ceará haviam planejado com antecedência os alvos a serem roubados e este entrou na eventualidade para ser o condutor da moto a convite de Batata. Que o trio se encontrou ao meio-dia na esquina da Escola Emília Soares, para ajustaram os últimos detalhes e onde Ceará lhes entregou uma motocicleta que foi utilizada na ação criminosa. 

Ainda de acordo com o depoimento de Nando, após os roubos, ele e Batata fugiram para a zona rural de Cocal dos Alves, onde foram pagar uma divida de drogas. Ao retornarem para Cocal no inicio da noite, eles se acidentaram em meio ao trajeto e ao chegarem na cidade o declarante foi procurar socorro no hospital, e Batata que saiu praticamente ileso no sinistro ficou com a moto e os produtos do roubo, e com o simulacro de arma de fogo (sem poder de fogo), asseverando que a divisão dos ilícitos seria partilhada ainda de noite em um local denominado Lagoa de Pedra, no Bairro São Francisco.  


Batata e Ceará alegam inocência e negam qualquer envolvimento em tais crimes. A motocicleta utilizada nos roubos , o simulacro e os pertences da vitimas não foram localizados. 

Os três suspeitos se encontram custodiados na Delegacia de Polícia Civil Cocal, onde ficarão temporariamente a disposição da justiça.