Na manhã desta quinta-feira (28/03), dezenas de estudantes da Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado, na cidade de Cocal, região Norte do Piauí, se concentraram em frente ao prédio do colégio e realizaram uma manifestação pública pela falta do transporte escolar. 


Os alunos que residem na zona rural do município, estão correndo o risco de perder o ano letivo. Desde o início das aulas os estudantes estão sem ir a escola pela falta do transporte escolar. Os veículos que transportam os alunos da zona rural para a escola não estão circulando pela falta de pagamento dos motoristas e demais servidores da educação estadual. Agora, para chegar à escola muitos estudantes estão utilizando os próprios veículos, outros pagando passagem e muitos que não tem condições financeiras estão recorrendo a caronas.



"O que a gente espera por parte do Estado é que ele cumpra com a sua obrigação de pagar os motoristas do transporte escolar e estes retomem as suas atividades, transportando os alunos. Porque quem mora na cidade está assistindo aula, agora quem mora no interior está sendo prejudicado, o que não é justo", disse uma aluna ao Blog do Coveiro.


Faixas, cartazes, carro de som e apitos foram ferramentas utilizadas pelos manifestantes para chamar à atenção da população e das autoridades competentes e assim chegar até o Governador. O ato de manifestar partiu dos próprios alunos da zona rural e começou muito tímida, mas depois ganhou força com o envolvimento de educadores e demais colegas de sala que demonstraram a sua indignação com o que está acontecendo.