O egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, o cocalense Jorge Izaquiel Alves de Siqueira, acaba de ser aprovado, em primeiro lugar, para o mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sediado no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Jorge Siqueira e seu orientador e Prof. Dr. Jesus Lemos em 21 de Junho de 2019, momento após sua defesa de TCC.
Izaquiel participou da seleção 2019.2 do referido programa, composto por quatro etapas, concorrendo com candidatos de todo o país. O futuro mestrando defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso-TCC no dia 21 de junho passado (Foto), intitulado “Comportamento Biocultural e Práticas Tradicionais sobre o Uso de Espécies da Família Euphorbiaceae em Quintais Rurais em Região do Semiárido Piauiense (NE, Brasil)”, sob orientação do Prof. Dr. Jesus Rodrigues Lemos e coorientação da Profa. Dra. Edna Maria Ferreira Chaves.

Ao longo de sua graduação, Siqueira, participou de diversos programas no âmbito da UFPI. Foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuou como monitor ao longo de quatro semestres, iniciou seu contato precocemente com a pesquisa a partir do 2º semestre do curso, sendo primeiramente bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (ICV), posteriormente foi bolsista duas vezes consecutivas do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em termos de produção científica ao longo do curso, contribuiu com quatro artigos em revistas científicas, incluindo Ethnobotany Research and Applications, Ethnoscientia e Caldasia, além de dois capítulos de livros, alguns destas produções em veículos internacionais. Apresentou 31 trabalhos em eventos científicos, dos quais 11 desses foram publicados como resumos simples em livros de resumos dos eventos e três deles como resumos expandidos. Além disso, realizou uma mobilidade internacional na Colômbia. Recebeu, inclusive, quatro prêmios científicos por seus trabalhos, todos desenvolvidos sob a orientação do Prof. Dr. Jesus Rodrigues Lemos. De acordo com o Prof. Jesus Lemos, casos como o do seu ex-aluno Jorge Siqueira devem ser inspiradores aos demais alunos do Curso, funcionando como motivação para que possam crescer nos seus estudos e nas suas futuras carreiras profissionais.