A Câmara Municipal de Vereadores de Cocal-PI, realizou na noite desta sexta-feira (23/08), a sessão solene de entrega de titulo de Cidadão Cocalense ao Corregedor Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI), Desembargador Hilo de Almeida Sousa.

Vereador Dr. Douglas Lima
De acordo com o vereador Douglas Lima, que propôs o título, a comenda é o reconhecimento ao trabalho do desembargador no município, desde quando iniciou a sua carreira na justiça, como Promotor de Justiça de Cocal. “O Desembargador Hilo de Almeida começou por Cocal sua trajetória. Foi sua primeira comarca, ainda no início dos anos 80. Ele não esqueceu de nossa cidade e a escolheu para ser a primeira do Piauí a receber a implantação do projeto piloto do Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM). Sem dúvida tem o reconhecimento de nossa gente”, disse o nobre edil.

Prefeito de Cocal-PI, Rubens Vieira
Para o prefeito da cidade, Rubens Vieira, a entrega do título é uma oportunidade para fortalecer os laços com a região. “Desde que soube da história do Corregedor Geral da Justiça com a cidade, nos esforçamos para ver esse título ser concretizado. Com certeza, esse trabalho por Cocal só está começando”, disse o prefeito.

Homenageado, Desembargador Hilo de Almeida Sousa
“Quis o destino que a primeira comarca a receber esse serviço tenha sido a cidade de Cocal, onde comecei minha carreira, ainda como Promotor de Justiça. Na cidade, a parceria do prefeito Rubens Vieira e do juiz Carlos Augusto Arantes Júnior foram essenciais para a concretização da implantação do Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM). Do prefeito, porque a Prefeitura designou os profissionais como Psicólogo e Assistente Social para trabalharem no projeto; e do nosso magistrado, que não mediu esforços para que o Fórum pudesse receber esse serviço”, explica o Desembargador Hilo de Almeida Sousa.


Além de familiares, amigos e conhecidos do homenageado, a cerimônia contou também com a presença do Desembargador José James Gomes Pereira; dos magistrados Dr. Carlos Augusto Arantes Júnior (Juiz da Comarca de Cocal); Dr. Sebastião Firmino Lima Filho (Juiz da 7ª Vara Cível de Teresina-PI); Dr. Luiz de Moura Correia (Juiz Auxiliar da CGJ); Dr. Manoel de Sousa Dourado, (Juiz Auxiliar da CGJ); Dr. João Gabriel Furtado Baptista (Juiz Auxiliar da Presidência); Dr. Thiago Brandão de Almeida [Juiz e Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi)]; dos Prefeitos de Cocal e Cocal dos Alves, Rubens e Osmar Vieira e servidores do Fórum de Cocal.

Dr. Sebastião Firmino Lima Filho (Juiz da 7ª Vara Cível de Teresina-PI), que por muito tempo atuou como magistrado na Comarca de Cocal-PI.

Desembargador José James Gomes Pereira