Uma composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Sobral colidiu com uma caminhonete Toyota Hilux, ano/modelo 2012, de cor bege, com placas de Cocal-PI, que cruzava os trilhos da via férrea por volta das 10h desta quinta-feira (14/11). O acidente aconteceu na rotatória do Parque da Cidade, que dá acesso ao município de Massapê. Ninguém ficou ferido.


De acordo com os guardas municipais que atenderam a ocorrência, o motorista afirmou que o carro já estava sobre os trilhos quando ouviu a sinalização que indica a proximidade do VLT. Ele disse que olhou para o seu lado esquerdo e, como não viu nenhuma composição, seguiu em frente e foi atingido pelo trem, que vinha no sentido contrário.


Com a colisão, o trânsito ficou parcialmente interditado por cerca de 30 minutos, até que o carro fosse rebocado. Por volta das 10h30, o tráfego foi liberado.

A cancela do VLT foi quebrada na colisão. A composição não teve danos significativos e seguiu a viagem. Já a caminhonete ficou bastante danificada.


Em nota, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, o Metrofor, afirmou que "a passagem de nível da rotatória Massapê, entre as estações Campo dos Velhos e Alto da Brasília, em Sobral, onde ocorreu o abalroamento, conta com sinalização completa e todos os itens de sinalização estão em funcionamento". A companhia disse ainda que a cancela estava baixa no momento do acidente e que, mesmo assim, o motorista avançou sobre os trilhos "de forma indevida".


O Metrofor também afirmou que a ação do condutor do veículo é uma infração gravíssima. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a multa é de R$ 297,43 e pode perder 7 pontos na CNH. "A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos informa também que será aberto um boletim de ocorrência para registrar o caso", afirmou a nota.


Fonte: Portal G1-CE