No calar da madrugada do último sábado (12/09), duas pessoas em uma motocicleta foram flagradas por câmeras de segurança praticando um crime curioso e bem específico: o furto de plantas ornamentais. O alvo dessa vez, por mais incrível que pareça, foi a Delegacia de Polícia Civil de Cocal, município da região Norte do Piauí. 


Ao lado da porta principal do prédio, na parte interior, existe um canteiro com diferentes espécies de arbustos com flores que embelezavam o ambiente, mas, faltando poucos minutos para uma hora da madrugada, as câmeras de monitoramento flagraram uma moto se aproximando. O motociclista fica aguardando no veículo, enquanto a mulher desce da garupa e se dirige ao jardim e começa a arrancar as plantas pelo lado de fora do gradeado. A ação durou menos de dois minutos. 


O furto só foi percebido pela manhã, quando servidores chegaram ao local para trabalhar. A delegacia de Cocal conta com um forte esquema de vigilância eletrônica. As filmagens dos mais diversos ângulos foram analisadas pelos policiais, que identificaram os suspeitos e os dados da moto.


A Polícia Civil pede encarecidamente que os envolvidos se dirijam a delegacia de Cocal o mais rápido possível para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido, ou caso contrário, as partes serão devidamente intimadas e posteriormente responderão na justiça pelo crime de furto. 

Apesar de parecer uma prática inofensiva para muitas pessoas, é considerado crime perante a lei brasileira. O artigo 49 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, diz que é crime destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia. A pena é detenção de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.