Terminou no fim da tarde desta segunda-feira (7) a reunião que traçou estratégias a serem adotadas após o aparecimento do tubarões em áreas próximas à Praia do Coqueiro, em Luís Correia, distante 346 Km de Teresina. 


Membros da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar), Secretaria de Turismo, do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Companhia Independente de Policiamento de Turismo (CIPTUR) decidiram formar três grupos de trabalho que realizarão o monitoramento dos tubarões, segurança dos banhistas e comunicação à sociedade sobre os resultados que forem obtidos. 

A secretária estadual do Meio Ambiente, Sádia Castro, afirma que não há "nenhum indicativo" de interdição de praias do litoral piauiense. No entanto, a gestora alerta é preciso que os banhistas tenham atenção redobrada. 

"É importante a gente ressaltar para tranquilizar os banhistas, assim como os donos de pousadas, de restaurantes e hoteis que, nesse momento, não há indicativo de interdição de praia, ou seja, a situação que nos apresenta não recomenda a interdição. O que são recomendados são os cuidados que nós já estamos repassando pela Semar, Setur , pelo Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos , enfim, todos órgão responsáveis envolvidos com o litoral, com o turismo. As pessoas podem ir à praia tomar banho de mar, mas com cuidados redobrados como demorar muito no mar, não mergulhar muito, não nadar muito distante da praia , ter cuidado com as crianças , com os idosos e evitar a prática de esportes náuticos nesse momento", esclarece a secretária. 

A auditora fiscal ambiental da Semar, Waneska Vasconcelos, explica que ainda não foi possível identificar as espécies de tubarões que estão sendo vistas por turistas;


"Precisamos fazer o monitoramento dessas espécies. Precisamos ter uma resposta . Esses animais vivem aqui, é o habitat natural deles, eles tem ocorrência no nosso litoral. O que nos estranha é somente essa aproximação da praia. Para responder esse comportamento nos precisamos fazer esse monitoramento", disse Waneska.

A Semar vai contatar pesquisadores da região. No eixo segurança, equipes do Corpo de Bombeiros, Ciptur e Capitania dos Portos farão segurança dos banhistas e estarão atentos casa haja alguma ocorrência. O grupo de trabalho também vai tentar preservar os tubarões.


"Outro grupo vai cuidar da comunicação para que as informações sejam democratizadas e alinhadas para que a população ,especialmente as pessoas que estejam ligadas diretamente ao turismo no Piauí, tenham informação segura a respeito desse evento que é o aparecimento de tubarões nas praias do litoral do Piauí", acrescenta a secretária Sádia Castro. 

Animais estão em busca de alimentos, diz bióloga




"Quem conhece a praia do Coqueiro, sabe que aquela região tem uma presença muito grande de cardumes de peixinhos, ali a gente tem as pedras, onde tem bastante crustáceos. Isso é condição favorável para a presença desses animais. Alimento em abundância", explica.

izabella@cidadeverde.com