A Diretoria de Unidade de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa) divulgou uma nota técnica com recomendações que devem ser adotados nas festas de fim de ano. As orientações têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 no Piauí.

O órgão proíbe, por exemplo, a realização de festas em praças, parques, avenidas, pontes, orla marinha, praias, clubes, para que não haja aglomeração de pessoas e potencialização da transmissão do coronavírus. Os eventos realizados em ambientes abertos e semiabertos, o público máximo permitido será de 100 pessoas.

Na realização das festividades, os organizadores devem fornecer insumos e produtos para frequente higienização das mãos dos trabalhadores e clientes, além de seguir o distanciamento recomendado de dois metros entre as pessoas e só permitir o acesso dos clientes/frequentadores se os mesmos estiverem fazendo uso da máscara.

Quanto às celebrações religiosas, como a tradicional 'Missa do Galo' às vésperas do natal e demais comemorações, orienta-se a evitar aglomerações com controle do fluxo de pessoas ou agendamento de participantes em cada evento religioso.

A nota técnica orienta que as empresas públicas e privadas, associações, organizações não-governamentais e entidades realizem as confraternizações de Natal e Ano Novo, preferencialmente, remotamente.


Fonte: Portal G1-PI