A Vara Única da Comarca de Cocal marcou a sessão de julgamento do jovem Raílson Silva Lima para o dia 16 de dezembro, às 09 horas. O réu é acusado de tentar assassinar um primo, identificado como Francir Álex Silva Sousa Oliveira, com um violento golpe de faca na região no abdômen em meio a uma bebedeira no dia 21 de março deste ano (2020), em um estabelecimento comercial situado no Bairro Santa Luzia em Cocal, município da região Norte do Piauí. CLIQUE AQUI E REVEJA

No dia 23 de junho, o juiz Carlos Augusto Arantes Júnior, pronunciou o acusado a ser submetido a julgamento pelo Júri Popular. "No que se refere ao pedido da Defesa referente à desclassificação do crime denunciado para Lesão Corporal (art. 129 do CP), afirmando que o acusado não teve a intenção de matar a vítima, entendo que tal pleito só poderia ser atendido se restasse devidamente comprovado que a intenção do réu era apenas lesionar a vítima. Assim, havendo dúvida, mínima que seja, a questão deve ser remetida ao julgamento em plenário do júri, originariamente competente para a decisão final, pois, neste momento, as dúvidas resolvem contra o réu e a favor da sociedade" destacou o magistrado.

O CRIME SEGUNDO A DENÚNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Conforme a denúncia do Ministério Público do Piauí, no dia 21 de março de 2020, por volta das 18 horas, no bar do Antônio José, localizado no bairro Santa Luzia, em Cocal-PI, utilizando-se de um faca, conforme auto de apreensão (fl.04), por motivo fútil, com ânimo homicida, o acusado RAILSON SILVA LIMA tentou matar o ofendido FRANCIR ALEX SILVA SOUZA OLIVEIRA, vulgo “ALISSON”, mediante facada na região abdominal, não consumando o homicídio devido a intervenção de terceiros, causando lesões corporais que colocou em perigo a vida do ofendido, que ficou hospitalizado em estado grave no HEDA, sendo submetido a procedimento cirúrgico, conforme laudo para solicitação de internação, relatório de atendimento no SAMU, requisição de transfusão, laudo cirúrgico e outros documentos médicos, em nome da vítima. 

Apurou-se que, por ocasião dos fatos criminosos, várias pessoas bebiam no bar do ANTÔNIO JOSÉ, quando houve um desentendimento entre PEDRO FERREIRA GOMES e o acusado, sendo aquele tio deste e do ofendido, não sendo possível se averiguar o motivo da desavença, momento em que o acusado começou a perseguir PEDRO com uma faca em punho, enquanto este pedia pelo amor de Deus que parasse, ocasião em que o ofendido ALISSON, primo do acusado e sobrinho de PEDRO, interveio em defesa deste, entrando em luta corporal com o acusado, rolando pelo chão, momento em que o acusado o esfaqueou na região abdominal. 

A testemunha FRANCISCO DAS CHAGAS DE OLIVEIRA, percebendo que o acusado ia desferir outro golpe de faca em ALISSON, bateu na mão dele com um taco de sinuca, fazendo com que ele soltasse a faca e fugisse correndo da cena do crime.

Logo após, a Policia Militar de Cocal foi acionada, e quando os policiais chegaram ao local, colheram informações com populares, saíram em diligências e conseguiram capturar o acusado, que confessou o crime por ocasião de sua prisão.