Uma luta pela sobrevivência, é o que resume a vida da dona de casa Adriana dos Santos Araújo, de 36 anos, que sofre Neuromielite Óptica, uma doença rara que paralisa todos os órgãos do corpo e causa cegueira, se assemelhando à esclerose múltipla sob vários aspectos.

A mulher foi diagnosticada com a enfermidade há quase dois anos e até o momento não conseguiu assistência (auxílio-doença) por parte do poder público e conta apenas com doações para arcar com o tratamento que é extremamente caro.

A dona de casa explicou que toma diariamente vários tipos de medicamentos caros, na qual um deles é consumido seis caixas por mês, e que cada caixa do Micofenolato de Mofetila custa em torno R$ 966,00, além da despesa com fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal e fisioterapia. Reiterando que o medicamento mencionado não é encontrado no Piauí, e a cidade mais próxima onde ele é vendido é Fortaleza.

“Vivo da cadeira de rodas para a cama, porque a doença já paralisou todos os meus movimentos, parte do intestino, bexiga e a visão de um dos olhos. Eu gosto de viver, mas a única forma de continuar viva é mantendo o tratamento. Os remédios são caros e eu tenho medo de qualquer dia ficar sem tomar por conta da falta de dinheiro. Eu também necessito de fisioterapia, alimentos, material de higiene pessoal e fraldas”, disse.

Adriana contou que há quase um ano teve que ingressar na Justiça para que o Governo do Estado banque seu tratamento, mas o processo é lento. “Sem nenhuma saída eu tive que processar o estado, só que até agora não obtive uma decisão favorável”, finalizou a dona de casa.

Como ajudar Adriana dos Santos Araújo

Caixa Econômica Federal

Agência: 0030

Conta: 3287-0

Operação: 013

* PIX | CPF: 007 128 633 03

Telefone/WhatsApp: (86) 9.9442-7595.

Adriana é residente no Conjunto Colina da Alvorada I, Quadra-05, Casa-10, Bairro João XXIII em Parnaíba-PI.