A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a toda população que haverá atendimentos com o Otorrinolaringologista, Dr. Cláudio Máximo Guerra, no Hospital Estadual de Cocal - Joaquim Vieira de Brito, no dia 03 de Setembro.

O que é um médico otorrinolaringologista? Quando eu devo procurar um otorrinolaringologista?

O otorrinolaringologista é o médico responsável por tratar das doenças ligadas ao ouvido, ao nariz e à garganta, além de estruturas relacionadas com eles, como a cabeça e o pescoço. 

Entre as funções que o especialista avalia, estão: audição, respiração, voz, saúde das cordas vocais e deglutição. Mas você sabe qual é o melhor momento para procurar um otorrinolaringologista? Continue acompanhando o post que nós te explicaremos!

Veja quais são os principais sintomas e sinais tratados pelo otorrino

Para saber quando procurar um otorrinolaringologista, é preciso atentar-se a alguns sinais e sintomas que o corpo costuma manifestar. Muitas vezes, eles surgem de forma sutil, podendo se agravar com o decorrer do tempo. São eles:

rouquidão (disfonia); ronco; dor de ouvido; dor de garganta; sangramento no ouvido;

tontura; zumbido; secreção no ouvido (otorreia); dificuldade auditiva/surdez; sangramento nasal; dor na face; dor de cabeça (cefaleia); obstrução nasal; visão embaçada ou escurecida; alergia das vias respiratórias; tosse; pigarros, entre outros.

Entenda a importância de procurar um otorrinolaringologista

A avaliação do otorrino é de suma importância para o diagnóstico correto e o tratamento das afecções. O tratamento depende de cada caso, podendo ser cirúrgico ou clínico. As principais doenças diagnosticadas pelo otorrinolaringologista são:

sinusites; rinites; alterações das cordas vocais; distúrbios de deglutição; paralisia facial; desvio do septo nasal; surdez; otites; perfuração do tímpano; labirintite; amigdalite; faringite; adenoides e amígdalas aumentadas; distúrbios do sono; polipose nasal, entre outras.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)