Pela primeira vez, desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Piauí não registrou mortes em 24 horas por Covid-19, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado, na última quarta-feira (11), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O estado teve o ápice do números de óbitos nos meses de março e abril de 2021 mas, com o reforço nas estratégias de combate ao vírus, aumento dos leitos hospitalares e avanço da vacinação, os registros diminuíram.

O governador Wellington Dias ressaltou que é uma notícia muito importante e frisou que o Estado continuará seguindo os protocolos. “Desde que começou a pandemia da Covid-19, este é o primeiro dia em que registramos 24 horas sem nenhum óbito, em todo o estado do Piauí. Assim, quero agradecer a todas as equipes profissionais, por meio do secretário (de Saúde) Florentino Neto, a todos os profissionais da Saúde, Segurança, Vigilância Sanitária, dos municípios, da área federal, assim como o setor privado e todas as pessoas que participaram desse trabalho e que colaboraram no cumprimento dos protocolos. Precisamos seguir cumprindo as regras e salvando vidas, mas essa é uma grande vitória”, disse o chefe do Executivo estadual.

No mesmo dia em que não registrou óbitos, o Piauí contabilizou 313 novos casos da doença, sendo 173 mulheres e 140 homens, o que mostra a necessidade de continuar com os cuidados, obedecendo as medidas de prevenção, evitando aglomeração, mantendo o distanciamento e utilizando a máscara.

A única cidade a não registrar mortes pela doença no estado é São Luís do Piauí. Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 261 ocupados, sendo 127 leitos clínicos, 120 UTIS e 14 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 21.941 até o dia 11 de agosto de 2021.