Nessa segunda-feira (10), a Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), realizou o lançamento e o início dos cadastramentos do benefício Garantia-Safra. O evento aconteceu no povoado Brejinho.

O Garantia-Safra é um benefício do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), financiado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e vinculado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Luís Correia, Paulo Henrique Oliveira, o principal objetivo é garantir a sobrevivência dos agricultores familiares em casos de perda de safra.

"Essas perdas acontecem por motivos variados, como períodos de estiagem ou excesso de chuvas. Para terem direito ao recebimento do recurso, os produtores devem ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, renda familiar mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio, além de plantar entre 0,6 a 5 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca", esclarece o secretário.

Outra condição necessária é que as perdas registradas pelos participantes seja igual ou superior a 50% na produção. Os cadastramentos serão finalizados no dia 15 de setembro, na sede da SEAPA e também no anexo da Secretaria localizado no Povoado Brejinho.

Para a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, esse apoio é essencial aos agricultores. "Nós sabemos quantas dificuldades esses trabalhadores enfrentam. Por isso, não medimos esforços para oferecer suporte e auxiliar sempre que necessário. Esperamos que todos que preencham os requisitos do programa se cadastrem para que sejam beneficiados", ressalta.

Também estiveram presentes na solenidade o gerente da Secretaria de Agricultura, Valdemir Júnior; os técnicos agrícolas Paulo dos Anjos e Larissa Siqueira; a engenheira agrônoma Tamiris Santos; o assessor José Maria; o técnico do Emater, João Oliveira; e o vereador Valdemir Silva.