A XI Conferência Municipal de Assistência Social de Buriti dos Lopes foi realizada durante toda essa quinta-feira (16), no auditório do CIEF, localizado no bairro Outro Lado da Passagem. A ação foi promovida pelo Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, e neste ano teve como tema: "ASSISTÊNCIA SOCIAL: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

O evento tem como objetivo, consolidar políticas sociais em âmbito municipal, em consonância com o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, sistema articulador e provedor de ações de proteção social básica e especial, afiançador de seguranças sociais, com monitoramento e avaliação de suas ações, processos e resultados, cujo objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

A Conferência é um espaço de caráter deliberativo, onde são debatidas e avaliadas as Políticas de Assistência Social. Com propostas e novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e a entidades de assistência social.

Dentre os participantes da Conferência, estava à secretária municipal de Assistência Social, Ana Lúcia Tavares; a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Mônica de Sousa Nunes; a secretária municipal da Criança e Adolescente, Elcira Castelo Branco; a secretária municipal de Saúde, Luda Percy; o presidente da Câmara Municipal, Jefferson Chaves; a presidente do Conselho Tutelar, Joziane Ramos da Silva; além de vereadores, conselheiros tutelares, servidores municipais, populares e outros.