Uma ação social alusiva à campanha Novembro Azul, mês de fortalecimento à saúde do homem e de sensibilização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, foi realizada pela prefeitura de Cocal, por meio da secretária municipal de Saúde (SMS), nesta quarta-feira (25), no povoado Campestre, zona rural do município.

Neste mês, para possibilitar o cuidado integral à saúde do homem em que se celebra o Novembro Azul, no movimento realizado pela gestão Trabalho e Progresso, foram ofertados os seguintes serviços aos moradores da região:

- Aferição de pressão, verificação de glicemia, vacinação de rotina, entrega de kits de saúde bucal, consulta médica, apoio psicológico, farmácia básica; 

- Testes rápidos para Sífilis, HIV e hepatites; apoio do Centro de enfrentamento à Covid-19;

 - Avaliação nutricional e fisioterapia; 

- Informativos da Vigilância em Saúde; 

- Emissão de carteiras de identidade, 

- Atendimento psicossocial do CRAS E CREAS;

- Solicitação de Passe livre intermunicipal e Interestadual para a pessoa com deficiência;

- Solicitação de Passe livre do idoso;

- Atualização cadastral, recadastramento dos sócios aposentados e de trabalhadores rurais;

- Entrada de benefícios previdenciários, emissão de DAP e de contratos rurais.

O movimento, além da saúde, contou com a colaboração de diversas secretarias municipais (sec. de assistência social, sec. da mulher, cidadania e direitos humanos, sec. de governo), além do Setor de Identificação da Região Litorânea e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Cocal.

Na ocasião foram desenvolvidas diversas palestras; 

- Com o Dr. Iago Samuel, sobre a campanha Novembro azul; 

- Com o Dr. Carlos Gomes, discorrendo sobre a saúde do homem;

- E dinâmica educativa, ministrada pela fisioterapeuta Janaína, da Saúde. 

O prefeito Nonatinho do Sindicato disse estar muito feliz por estar em Campestre, acompanhando uma ação conjunta desse porte, concretizada num ato conjunto pelas secretarias do Município; “a Prefeitura está aqui de forma itinerante, mais perto do cidadão, do homem e da mulher cocalense. Então, sinto-me feliz por ver a participação da comunidade, do povo aqui presente.

O evento contou ainda com a participação do vice-prefeito, Dr. Douglas Lima; do coordenador do PRO Piauí na Planície Litorânea, Rubens Vieira; de vereadores, de secretários e superintendentes municipais e de lideranças politicas locais.