Um rapaz identificado apenas pelo prenome de Mauricio foi preso em flagrante delito ao tentar vender um celular furtado em um grupo de compra e venda da rede social Facebook. O fato ocorreu na manhã desta terça-feira (30/11) em Cocal, município ao Norte do Piauí. 


O Blog do Coveiro apurou que a prisão aconteceu após a polícia tomar conhecimento, que, dias antes, uma moça teve vários pertences subtraídos do interior de sua residência e que um de seus bens, um smarthphone Xiaomi Redmi Note 8, estava exposto a venda em uma plataforma digital [grupo de compra e venda da rede social Facebook- Vende de Tudo Cocal-PI] pelo valor de R$950,00 (novecentos e cinquenta reais]. 


Ainda conforme o repassado a nossa reportagem, a vítima havia registrado um Boletim de Ocorrência (BO) acerca do ocorrido em sua casa e diante da suspeita, uma pessoa marcou  um encontro com a pessoa que estava tentando vender o celular na internet, alegando interesse em comprar o produto.  

A polícia monitorou a certa distância toda a negociação e ao abordar o suspeito, o mesmo a princípio afirmou que não sabia que o aparelho era de origem ilícita, relatando que havia comprado o celular pelo valor de R$200,00 (duzentos reais), no entanto, em sede policial, o suspeito usou o seu direito constitucional de permanecer em silêncio e falar somente em juízo. 


O rapaz foi conduzido para a delegacia de polícia civil de Cocal, onde foi realizado uma avaliação no aparelho, que constatou pelo IMEI que o objeto realmente era o pertencente a vítima. A sigla IMEI significa em português: “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”, ou seja, é a impressão digital do telefone. Assim como nossas digitais nos tornam únicos, o IMEI faz o mesmo com os aparelhos de telefonia móvel de todos os países.

Diante dos fatos, o suspeito foi indiciado pelo crime de receptação (que é afiançável) e posto em liberdade horas depois mediante o pagamento de uma fiança estipulada pela autoridade policial em um salário mínimo.