A seleção fará o primeiro jogo de abertura em Buriti dos Lopes contra a equipe Nova Morada 

O projeto que ergue a seleção de futebol amador foi iniciado pela prefeitura de Cocal, por meio da Superintendência Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SUMELJ), com o objetivo de desenvolver o esporte com atletas da cidade valorizando os desportistas da região. 

A seleção dos atletas foi feita levando em consideração as referências esportivas e seus desempenhos apresentados nas atividades desportivas do ano de 2021. Os jogadores devem representar a cidade de Cocal em eventos intermunicipais na modalidade futebol ao longo da temporada 2022. 

E o calendário de 2022 da seleção cocalense já tem eventos acertados. Um deles é a Copa Coroense 2022. O Secretário de Esportes, Zé Filho, da cidade de Buriti dos Lopes, já fez o convite aos cocalenses para que participem da competição, na Coroa de São Remígio.

A competição inicia no dia 05 de fevereiro, quando a seleção cocalense fará o primeiro jogo de abertura contra a equipe da casa, Nova Morada X Cocal, às 15:45h, na localidade Coroa de São Remígio, município de Buriti dos Lopes.

Ao tratar dessa nova empreitada do esporte cocalense, o Secretário Ciê FlaBets destaca que Cocal tem ótimos atletas.

"Sabemos hoje que a cidade de Cocal é um lugar com ótimos atletas, com muitos organizadores de campeonatos[...]. Mas desde que me tornei secretário municipal de esportes tenho esse sonho de formar uma seleção cocalense, e sei que cada atleta tem o desejo de jogar fora representando sua cidade. Confio em cada um porque eu sei do potencial deles. É uma tarefa árdua, tem que ter bastante compromisso e dedicação, e nisso, eu, João, Paulo Vitor e Auri, com a ajuda do professor José Carlos vamos garantir fazer da forma certa", completou.

Para esse novo projeto, a SUMELJ desenvolveu diversas atitudes e ações para tornar essa iniciativa possível. Uma delas é a contratação do professor José Carlos, que deve conduzir as atividades junto à equipe de desportistas.

O técnico da nova seleção cocalense, Zé Carlos, já estudou direito e hoje é comerciário. Só que o gosto mesmo é pelo esporte. vem desde os 13 anos de idade. 

“Eu sou pernambucano, de Recife, mas já vivo aqui no Piauí há 16 anos, onde tive uma carreira curta por opção, neh, no modo futebolístico. Não por capacidade, sim por opção, onde tive a carreira iniciada desde 13 anos na categoria de base do Sport”, revelou. 

“Hoje eu sou comerciário. Tenho curso de direito até o 6 período. Não conclui. Mas que o futebol em si, o esporte, né, tá na minha veia. Corre no meu sangue, né?! É onde eu me sinto bem, me identifico, entendeu? Mesmo tendo seguido outro rumo no profissional, né? Mas sou um cara que pesquisa, mesmo tendo seguido uma profissão diferente. Mas é algo que faço com prazer, entendeu? ”, reitera.

Em relação à supervisão do projeto, o técnico Zé Carlos, disse que requer conhecimento, coragem e determinação. Ele também destacou que o país precisa de pessoas com essa mentalidade, com essa atitude. 

“O esporte em si, ele conquista, renova, socializa. É tanto que a gente hoje vê como o mundo, as pessoas em si, estão voltadas mais pra questão de oportunidade, né?  E o esporte, ele proporcionar isso aí. Onde recupera, socializa e também em termo de tira uma pessoa jovem na rua, né. Onde por falta de opção, má influência, segue sujo no mundo do crime, se envolve com crime por falta de opção. E o esporte, [...]não só recupera como socializa” disse.

O projeto para formação da equipe cocalense tem apoio do prefeito Nonatinho do Sindicato, vice-prefeito, Dr. Douglas Lima, e do Coordenador do PRO Piauí, Rubens Vieira. 

Nonatinho do Sindicato disse que o objetivo é fazer uma seleção, para que essa seleção possa ser treinada, capacitada e possa representar Cocal.

“Quero parabenizar o nosso secretário de esporte, companheiro Ciê, e dizer que na nossa gestão, não só o esporte, mas em todas as demais áreas estamos trabalhando. Mas de modo especial com o esporte, estamos também fazendo destaque, né? [...]Quero parabenizar os que estão sendo convocados para representar nosso município. [...]. E o caminho é este. É fazer uma seleção, para que essa seleção possa ser treinada, possa ser capacitada e possa representar Cocal. E o que a prefeitura de Cocal puder e estiver ao alcance da gestão do prefeito Nonatinho, eu estou à disposição para apoiar”, comentou.

O vice-prefeito de Cocal, Dr. Douglas Lima, destacou que o calendário 2022 será amplo, com muitos eventos e novidades. 

 “Fico feliz com o trabalho desempenhado pela equipe da Secretaria de Esportes em 2021, que buscou universalizar as competições, com diversas modalidades. Seguimos apoiando as iniciativas esportivas, pois incluímos, além do futebol e futsal, eventos de ciclismo, futevôlei, vôlei, dentre outras. O calendário 2022 será amplo, com muitos eventos, além da novidade da nossa seleção de futebol de campo. Buscaremos neste ano retomar as obras de construção do nosso estádio municipal, entregar o estádio da Localidade Boa Vista, além das reformas dos demais ginásios poliesportivos”, completou.