O socorrista do Samu de Cocal, Charles Manoel, teve a sua conta pessoal do Instagram hackeada nessa segunda-feira (31/01) por estelionatários que fizeram anúncios falsos de eletrônicos, a preços atrativos, e consequentemente conseguiram enganar dois seguidores, na qual um deles perdeu a quantia de R$2 mil e o outro mil reais.


O golpe é praticado da seguinte forma, os criminosos invadirem contas legítimas e as usam para publicar no recurso story ou feed anúncios de smarthphones, TVs, geladeiras, máquinas de lavar e outros produtos seminovos por preços atrativos. Devido ao preço baixo, vários seguidores acabam interagindo nas postagens demonstrado interesse e diante disso, com bastante lábia, o golpista convence a vítima a fazer uma transferência via Pix para reservar o produto, que nunca será entregue.


Uma mulher, que preferiu não se identificar, entrou em contato com o Blog do Coveiro e afirmou que perdeu R$2 mil, adquiridos por meio de um empréstimo feito recentemente para sanar demandas pessoais. 


A vítima relatou que se interessou por uma geladeira e uma TV e, sem desconfiar do golpe, entrou em contato com o anunciante perguntando como poderia fazer para comprar os produtos. O golpista, então, respondeu explicando que os itens pertenciam a um cunhado que ia se mudar e precisava se desfazer dos itens, acrescentando que os produtos estavam sendo vendidos de forma muito rápida e que por isso, seria interessante fazer uma transferência via Pix para reservá-los, como uma garantia. Horas depois, ao perceber que havia caído em um golpe, a vítima ainda tentou desfazer a negociação, mas sem sucesso.  


Por meio de contas do Instagram de amigos, Charles passou a avisar os internautas de que os anúncios eram falsos. Ele vai registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e instruiu as duas vítimas a fazerem o mesmo. 


Nos últimos dias, o golpe se intensificou em Cocal e região, onde diversos perfis foram hackeados e passaram a publicar diariamente ofertas de produtos. Algumas vítimas já registraram os casos nas delegacias de Polícia Civil.







A chave Pix informada pelo falsário está registrada em nome de Adrielly Lopes Amorim