O projeto AgroIFnordeste está sendo desenvolvido em 13 municípios do Piauí, dentre eles Cocal, levando em consideração o potencial de cada cidade e beneficiando em torno de 1.300 pequenos e médios produtores rurais. Além dos agricultores, o projeto conta com o trabalho de técnicos de nível médio e graduados em cursos na área das ciências agrárias de diversas Instituições de Ensino. 

O objetivo é a promoção de ações para o fortalecimento da agricultura familiar por meio do desenvolvimento de tecnologias, extensão rural/assistência técnica, gestão e comercialização da produção através de três eixos principais: residência profissional agrícola, energias renováveis e economia de água na produção agropecuária e gestão e comercialização na agricultura familiar.

Segundo o supervisor do projeto no campus do IFPI/Cocal, o professor Flávio Crespo, a equipe local do projeto conta ainda com dois orientadores, os professores Joseph Dantas e Hernandes Feitosa, que orientam os residentes nas atividades por eles desenvolvidas e dez técnicos residentes. 

O projeto tem como foco a residência profissional agrária na qual estão inseridos os dez técnicos que trabalham em Cocal, sendo quatro de nível médio e seis graduados que são os elos de ligação entre o IFPI e os beneficiários diretos do projeto. Eles realizam visitas às áreas produtoras, vivenciam experiências nas atividades em conjunto com os beneficiados, realizam atividades de extensão rural e assistência técnica e levam ao conhecimento de todos as tecnologias que serão utilizadas na Unidade de Referência Local – URL.

A URL será implantada no campus e que contará com bombeamento de água utilizando energia solar, uma área de Produção Agroecológica Sustentável – PAIS e um sistema de capitação e armazenamento (03 cisternas de placa de 52.000 litros e um tanque escavado e forrado com lona para armazenar 100.000 litros) de água das chuvas que será utilizada no PAIS e para a criação de peixes. 

De acordo com o professor Flávio, dez técnicos atuam nas áreas de apicultura, caprinocultura, ovinocultura, suinocultura, bovinocultura de leite e corte, cajucultura, mandiocultura, beneficiamento da mandioca, avicultura, plantas ornamentais, olericultura, quintais produtivos urbanos (policultivos) e cultivos de sequeiro tradicionais na região. 

O professor também disse que a realização do projeto, que atende a 110 produtores rurais de Cocal, só está sendo possível graças as fortes parcerias firmadas com produtores e as instituições locais, sendo eles: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cocal, cooperativa Frutamel, Associação de Produtores de Gado de Leite de Cocal, Produtores da área conhecida como Fazenda Morro D’anta, que são denominadas no projeto como Unidades Residentes.

A ideia é que os técnicos levem as inovações tecnológicas desenvolvidas na URL do campus por meio de ações de extensão rural e assistência técnica, possibilitando que haja a melhoria na produção, na comercialização, na gestão do negócio Rural e consequentemente na qualidade de vida da família atendida pelo projeto.


 “É um projeto muito importante e sem desmerecer as demais parcerias, que são importantíssimas e pelas quais agradecemos imensamente, devo ressaltar a importância da parceria que temos com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, já que a secretária Tatiane Albuquerque “vestiu a camisa do projeto”, entendeu a importância do mesmo para o fortalecimento da agricultura familiar cocalense e dá total apoio para que o projeto seja executado e alcance os objetivos previstos”, disse Flávio.

“O projeto tem tudo para florescer e fazer com que a agricultura familiar de Cocal ganhe um rumo bastante interessante, já que nos últimos anos a gente tem tido só “derrotas”, eu posso dizer assim, para a agricultura familiar no Brasil, com a destruição de todas as políticas públicas de fortalecimento da atividade que produz 70% do que vai para as mesas da população brasileira”, completou

Existe também a Feira Agroecológica de Produtos da Economia Solidária de Cocal - FAPESC, que pode e deve absorver a produção de agricultores e agricultoras, pecuaristas e criadores beneficiados pelo projeto para comercialização na feira, possibilitando a geração de renda, segurança e soberania alimentar para os cocalenses, promovendo assim o desenvolvimento endógeno local. 

A residência profissional funciona como a residência médica, na qual o médico vai para dentro do hospital aprender tudo que tem ali com relação a medicina, no caso da residência agrária o técnico vai para as áreas de produção para vivenciar, praticar e aprender tudo sobre a atividade.