CLIQUE AQUI e siga o Blog do Coveiro no Instagram.


Quarenta e quatro pássaros silvestres e muita madeira foram apreendidas em uma ação conjunta do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis] e do 24º Batalhão de Polícia Militar [BPM] Atalaia. A operação aconteceu na tarde desta sexta-feira (13/05) na região de Brejinho, zona rural de Luís Correia, no litoral do Piauí.


A ação faz parte de uma fiscalização que tem o intuito de coibir e punir pessoas flagradas cometendo crimes contra a fauna e a flora. Os Grupamentos de Polícia Militar [GPMs] de Brejinho e Cajueiro da Praia participaram dos trabalhos.


O início das fiscalizações aconteceu na localidade "Macacos", onde os agentes descobriram pontos de extração ilegal de madeira, bem como encontraram em determinadas áreas muitas "estacas de Sabiá", nome como a referida madeira é conhecida na região, no entanto, o/os autores do crime ambiental não foi localizado.


As ações prosseguiram no povoado Brejinho, na qual os fiscais recolheram 44 (quarenta e quatro) pássaros, bem como gaiolas e viveiros em que os animais se encontravam em cativeiro de forma irregular.


Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde passarão por um processo de readaptação para depois serem devolvidos ao habitat natural.


As aves foram flagradas em posse de duas pessoas, que foram autuadas, respectivamente. No local do fato, os agentes do Ibama realizaram a lavratura do auto de infração ambiental, sendo aplicada multa ambiental e ambas ainda responderão na justiça.