CLIQUE AQUI e siga o Blog do Coveiro no Instagram.


O peixe-leão vem de longe, do Oceano Índico. É um animal bonito, disputado por aquaristas. As nadadeiras são longas. O perigo está nas pontas, que têm uma toxina. Uma defesa para o peixe-leão, um sofrimento para quem se espeta. No Índico, uma espécie de tubarão come o peixe-leão e garante o equilíbrio do ecossistema. O problema é que, desde a década de 1980, começaram a aparecer exemplares de peixe-leão no Caribe. A tese é que eles tenham sido descartados de aquários e jogados no mar.


Um pescador sofreu um acidente envolvendo um peixe-leão na Praia de Bitupitá, em Barroquinha, no interior do Ceará. Ele pisou no animal e sofreu com dores, convulsões e teve duas paradas cardíacas. A espécie é altamente venenosa e já foi encontrada em diversos locais do litoral cearense, inclusive em pontos turísticos famosos, como Jericoacoara. É o primeiro caso de acidente com esta espécie registrada em ambiente (ou seja, no mar) no Brasil, segundo o pesquisador Marcelo Soares.


Na última quinta-feira (28) o mergulhador Alex Guerreiro encontrou um filhote de peixe-leão no mar da praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, no Piauí. Ele disse que encontrou o peixe em um recife de corais entre as praias de Barra Grande e Barrinha, numa área afastada de onde costumam ficar os banhistas.


Na divisa do Ceará com o Piauí, o peixe-leão é apanhado em currais. A vítima mais recente foi o Chico, 24 anos. Ele pisou num peixe-leão, e sete espinhos encravaram na sola do pé. “Desmaiei só de dor”, diz Chico. Além da dor, o veneno do peixe leão pode provocar febre e convulsões. Um mês atrás, Valdeci também teve um acidente com um peixe-leão, sem sequer saber do que se tratava.


Na Universidade Federal do Ceará, cientistas estão fazendo o sequenciamento genético dos peixes. “O nosso objetivo no momento é verificar o grau de similaridade genética dela com as demais que já foram encontradas na região, principalmente da América Central”, explica Rafael dos Santos Rocha, técnico em engenharia de pesca.

Fonte: Portal G1