CLIQUE AQUI e siga o Blog do Coveiro no Instagram


Até o momento, duas pessoas perderam valores ao serem enganadas pelo golpista, que de posse da conta e se passando pelo legitimo dono, percebeu que havia conversas com amigos bem próximos e resolveu abordá-los, pedindo dinheiro emprestado sob alegação de que o aplicativo bancário estaria com problemas, mas assim que restabelecesse o valor seria estornado.

Imagens publicada nos storys da conta hacheada

O comerciante cocalense Orestes Carvalho, proprietário da Empório Auto Center, teve a sua conta pessoal da rede social Instagram invadida nessa terça-feira (12/07), por cibercriminosos que a utilizaram para aplicar um golpe que promete a devolução multiplicada em até três vezes sobre o valor transferido a uma determinada conta bancária por meio do Pix. 



No caso em tela, um criminoso invadiu uma conta legítima e depois publicou no recurso story uma sequência de imagens que atraíram as vítimas pela facilidade em ter certo valor em dinheiro triplicado em questão de minutos e sem burocracia. O golpista respondia aos internautas que comentavam mostrando interesse com a mensagem abaixo, seguida de uma tabela com valores e seu possível retorno financeiro.

Imagens publicada nos storys da conta hacheada

"Então esse esquema é com o meu amigo que trabalha no banco ele consegue o valor direto do banco daquelas taxa que o pessoal paga por mês aí acumula na conta do banco mesmo sabe já fiz na minha conta pode fazer uma vez por conta pra não dar nada se vc quiser fazer na sua me avisa e coloco na vez aqui é garantido o retorno do valor pode confiar por isso estou postando porque já fiz na minha se quiser me avisa o valor e em menos de 10 minutos está disponível o valor."

Prints que mostram a conversa entre o criminoso e uma das vítimas

Nas mensagens, o criminoso repassava os dados de uma chave Pix aleatória, em nome de Paulo Sergio de Miranda, que seria um suposto amigo servidor de um banco, reiterando que para o sucesso da façanha seria necessário realizar uma transferência de dinheiro para a referida conta. No entanto, a chave mencionada é utilizada pelo próprio golpista, ou seja, a pessoa acaba enviando dinheiro diretamente ao criminoso. Como o Pix transfere recursos de forma imediata, não há como reaver os valores.


FICA O ALERTA: Sempre desconfie de qualquer promessa de dinheiro fácil. Portanto, desconfie de vídeos ou mensagens que prometem dinheiro extra e jamais transfira valores para chaves que você não conheça.


A vítima que teve a conta hackeada ainda foi extorquida, na qual o delinquente exigiu a quantia de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) para que a mesma voltasse a ter acesso a própria conta da rede social.