Um incêndio de grandes proporções atinge uma região de mata na Serra da Ibiapaba, na divisa entre o Piauí e o Ceará. De acordo com informações de populares, o fogo teria iniciado no último sábado (26/10) e se alastrou pela região até esta quarta-feira (30). As chamas iniciadas na cidade de Cocal dos Alves, já se aproximam de residências da comunidade Pirapora, que fica na zona rural de Viçosa do Ceará.
Imagens aéreas mostram a proporção do incêndio. As fumaças podem ser vistas a quilômetros de distância e os moradores da região já sentem os efeitos da poluição do ar. A moradora de Cocal dos Alves Raquel Rodrigues relatou ao Portal O Dia que a população da zona urbana já sofre com a fumaça. "(O ar) está horrível. Muita gente sendo prejudicada, muita gente com problemas de saúde na cidade e olha que o fogo fica no meio, em cima da serra. Mas na cidade tem muita fumaça", conta a moradora.
CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.
Em alguns trechos, a chama e a fumaça chegam a atingir 20 metros de altura. Equipes do Corpo de Bombeiros dos dois estados foram acionadas para conter as chamas. Porém, segundo a moradora, os trabalhos não tem sido suficientes para controlar o fogo. "No domingo, apareceu o Corpo de Bombeiros (do Piauí), que veio aqui e fez a vistoria na área. Na segunda veio equipe do Ceará mas aí não resolveram, e na terça eles vieram. A população é quem está fazendo (o combate ao fogo). As autoridades estão brincando com uma coisa séria", disse.
Proprietários de terrenos na região chegaram a fazer - com a próprias mãos - um procedimento de limpeza de uma área para "cortar o fogo", para que as chamas não se alastrassem ainda mais. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também foi acionado e esteve no local para auxiliar na contenção do fogo.
Para impedir que o incêndio avance sobre áreas residenciais, a estratégia dos bombeiros envolve a criação de barreiras naturais e linhas de aceiro, que atuam como bloqueios para o fogo. A estrutura montada busca focar em áreas onde o combate direto seja possível, o que é dificultado pela altura da vegetação em pontos mais densos da mata.
0 Comentários