Um adolescente de 16 anos foi apreendido por uma guarnição do 31º Batalhão de Polícia Militar após um incidente violento registrado na tarde desta terça-feira (29/010), em Cocal, no Norte do Piauí. O jovem é suspeito de esfaquear um colega de classe de 17 anos durante um desentendimento na Unidade Escolar José Basson, onde ambos cursam o 9º ano.
A vítima sofreu várias dez perfurações, nos braços e nas costas, sendo socorrida para o hospital local e em seguida encaminhada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba. O exame de corpo de delito apontou que os ferimentos foram superficiais e que a vítima não corre risco de morte. Já o autor, foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Cocal.
A Polícia Civil iniciou buscas para localizar a arma utilizada no ataque e reunir depoimentos de testemunhas que possam esclarecer as circunstâncias do incidente. A direção da escola acionou imediatamente os pais dos adolescentes envolvidos e o Conselho Tutelar.
CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.
O Delegado Dr. Mayson Soares registrou um auto de apreensão em flagrante por ato infracional equiparado ao crime de tentativa de homicídio. Na audiência de apresentação, a defesa do adolescente, representada pelo advogado Klécio Rodrigues, argumentou que o incidente decorreu de uma briga anterior entre os dois estudantes e de ameaças e provocações sofridas pelo autor, que teria agido após receber socos no rosto e no tórax, enfatizado que o jovem agiu em legítima defesa.
O Ministério Público, em consonância com a tese defensiva, opinou pela liberação do jovem, levando em consideração o estágio inicial das investigações e os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Conselho Tutelar foi designado para acompanhar ambos os adolescentes, enquanto o caso segue sob apuração do distrito policial.
Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) declarou que tomou todas as medidas previstas no protocolo de segurança escolar e que está prestando assistência ao estudante ferido e à comunidade escolar envolvida.
Veja abaixo a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que imediatamente após o incidente foram tomadas todas as medidas necessárias e previstas no protocolo de Segurança, com atendimento ao estudante agredido, pelo Samu e funcionários da Escola, comunicação às famílias dos envolvidos, às autoridades policiais competentes e ao Conselho Tutelar.
A Seduc informa ainda que segue prestando assistência ao estudante e à comunidade escolar, inclusive com equipe multiprofissional presente na escola, e que continuará acompanhando todos os desdobramentos do caso.
0 Comentários