Uma ação integrada entre a Delegacia de Polícia Civil de Cocal e o 31º Batalhão de Polícia Militar resultou na prisão de três pessoas nesta quinta-feira (10/04), no município de Cocal, região Norte do Piauí. As prisões ocorreram em diferentes momentos do dia, sendo uma em flagrante delito e duas com base em mandados de prisão preventiva.



VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Durante a manhã, no bairro Santa Teresinha, um jovem identificado como David Alves de Sousa, de 24 anos, foi detido após sua mãe procurar a polícia relatando que o filho havia chegado em casa alterado e passou a promover baderna. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de dano e ameaça, com enquadramento na Lei Maria da Penha, por se tratar de violência no âmbito familiar.

OPERAÇÃO PERSONAGENS


Horas depois, por volta de meio-dia, na PI-301, na altura do Loteamento Mundial, os policiais localizaram e deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra o mecânico Paulo Sergio Pereira Silva, de 34 anos, um dos alvos da “Operação Personagens”, deflagrada no dia 4 de abril, que resultou em mais de 20 prisões nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e municípios do Maranhão. A investigação, coordenada pela 2ª Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI) de Parnaíba, com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas contra instituições bancárias. O líder do esquema foi preso na cidade de Imperatriz, no Maranhão, e outros membros seguem sendo monitorados pela Polícia Civil.

CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.


Paulo Sergio é suspeito de participar do esquema que falsificava documentos para abrir contas bancárias e obter empréstimos consignados de forma fraudulenta. O relatório apontou que ele teria movimento em uma conta bancária o montante de R$ 1.295.502,25 [um milhão, duzentos e noventa e cinco mil, quinhentos e dois reais e vinte e cinco centavos], valor considerado incompatível com sua renda e sem justificativa lícita. Além disso, ele estaria vinculado a dispositivos eletrônicos e e-mails usados para acessar dados governamentais e informações de benefícios das vítimas. Também foram identificadas transações financeiras entre ele e outros investigados, além de indícios de que ele teria recebido diretamente quantias provenientes de empréstimos fraudulentos.


DESCUMPRIMENTO DE MEDIDAS CAUTELARES


Durante a tarde, foi cumprido outro mandado de prisão preventiva contra Raimundo Nonato Farias, de 29 anos. Ele havia sido preso anteriormente por tráfico de drogas [CLIQUE AQUI E REVEJA] e estava em liberdade provisória com uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares. Contudo, Raimundo rompeu o equipamento de monitoramento e descumpriu as condições impostas pela Justiça, o que motivou a nova ordem de prisão. Ele foi capturado em uma residência no bairro Santa Teresinha.

Após as prisões, os três homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Cocal, onde passaram pelos procedimentos legais. Em audiência de custódia realizada na manhã desta sexta-feira (11), a Justiça concedeu a liberdade mediante aplicação de medidas cautelares a Davida, enquanto os outros dois tiveram o decreto prisional mantido e foram transferidos para o sistema prisional.