O Blog do Coveiro tomou a decisão de não mais publicar o nome, bem como imagens de suspeitos/presos em reportagens policiais após um comum acordo entre os colaboradores do referido meio de comunicação. Devido a Lei de Abuso de Autoridade, deliberada em 2019 e direcionada aos agentes públicos, em especial, aos atuantes na segurança pública, muitos desses profissionais que nos auxiliam, relataram o receio de sofrer alguma punição, tendo em vista que o material (informações extras e imagens) repassado a nossa reportagem, com o vigor da tal lei, passou a servir tão somente para os instrumentos de identificação policial, ao qual deve se limitar aos registros internos.

Antes de tudo, convém esclarecer que a lei não foi criada para regular o comportamento da imprensa, mesmo porque se assim o fizesse poderia caracterizar censura e ataque à liberdade de expressão e informação, que é um direito constitucional. O próprio Supremo Tribunal Federal (STF) já manifestou entendimento (STF. RE 687768/MA. Relator: Min. Cármen Lúcia. Julgamento: 25/05/2012) que diz ser legítima a atuação da imprensa quando apenas pública informações, inclusive com imagens, desde que vinculadas a notícias de interesse público e de cunho jornalístico.

O Blog do Coveiro sempre noticia com pauta no princípio da presunção de inocência, deixando claro a situação de mero suspeito ou investigado, sem fazer juízo de valor antecipado acerca da sua culpabilidade, no entanto, é inegável que parte dos internautas não gostam de ler e nem sabem interpretar um texto e muitos não distinguem com tanta clareza o cidadão que é apenas investigado/suspeito, daquele que já foi efetivamente condenado judicialmente, e estes, por sua vez, acabam discernindo uma antecipação de culpa. Hoje vivemos em uma era em que predomina os famosos 'juízes da internet'. Eles julgam de forma precipitada sem ler um conteúdo e que atuam nas redes sociais, agindo ainda na qualidade de promotores da nova cultura do cancelamento. 

Diante das circunstâncias acima mencionadas, o Blog do Coveiro só vai noticiar com imagens e nomes em alguns casos específicos, a exemplo de sentenciados ou procurados pela polícia e/ou foragidos com a prisão decretada pela Justiça, crimes de grande repercussão e clamor social, ou em delitos em série perpetrados em determinada circunscrição, objetivando que mais vítimas identifiquem o autor e procurem as autoridades policiais.

Muito deve se falar em temor de processo ou coisas do tipo, porém, o Blog do Coveiro trabalha dentro do que é determinado por lei e trilhando os mesmos passos já defendidos pelo STF, que em diversos pareceres, a exemplo de casos envolvendo a página O Piauiense (CLIQUE AQUI E VEJA), entende que não existe ofensa à honra dos cidadãos quando, no exercício do direito de liberdade de imprensa, há divulgação de informações verdadeiras e fidedignas a seu respeito, principalmente quando exercido em atividade investigativa e sejam informações de interesse público. Diz ainda o Tribunal que é obrigação da imprensa constatar a veracidade das notícias apuradas antes de sua publicação, sob pena de ofensa ao direito de imagem da pessoa investigada.

Para finalizar, ressaltamos que o Blog do Coveiro atua no web jornalismo há mais de 10 anos e nunca respondeu a sequer um processo por ultrapassar os limites da lei no ato de informar, sempre respaldado com provas acerca dos fatos noticiados, geralmente publicados em primeira mão.