Visando melhorias na área da saúde na região norte do Piauí, especialmente em Parnaíba, que é a segunda maior cidade do estado, com mais de 160 mil habitantes, o deputado estadual Rubens Vieira (PT), apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI), nesta terça-feira (14/02) solicitando a criação de um Centro Estadual de Referência em Saúde da Mulher.

No novo Centro, deverão ser ofertados serviços de consultas ginecológicas, exames para prevenção do câncer de colo do útero e da mama, colposcopias, biópsias, exames preventivos, orientações sobre planejamento familiar, prescrição de métodos contraceptivos, inserção de DIU, programação para laqueadura tubária, dentre outros procedimentos voltados à saúde da mulher.

“A saúde é um tema de grande relevo e de valor indiscutível. Nossa Constituição Estadual assegura em diversos pontos sua importância e necessidade de promovê-la e sabendo do compromisso do nosso Governador Rafael Fonteles com os grandiosos avanços que nosso Estado está seguindo, solicitamos tal pedido para sua apreciação, visando a prevenção e extinção de risco de doenças e outros agravos para as mulheres”, explicou Rubens Vieira.

O parlamentar também ressaltou que nos últimos anos a promoção da saúde no Estado do Piauí provou de significativos avanços, com a criação de maternidades e ampliação da rede de atendimento, onde foi instituído a Coordenação de Saúde da Mulher, tornando-se imperioso expandir a oferta destes atendimentos, promovendo a criação desse Centro de Referência em Saúde da Mulher.

Em à parte, o deputado Dr Vinícius enalteceu a atitude do deputado Rubens, em lembrar especialmente da saúde da mulher, em seu primeiro requerimento no legislativo estadual. Os deputados Gil Carlos e Felipe Sampaio, também participaram falando da importância dos cuidados na área da saúde e enalteceram a sensibilidade do parlamentar na solicitação de um Centro de referência.

Em sua justificativa, Rubens disse também que o novo Centro, permitirá que sejam realizadas ações voltadas para atenção clínico-ginecológica; planejamento familiar; atenção obstétrica e neonatal qualificada e humanizada; atenção em situação de violência doméstica e sexual; redução do câncer de colo e mama e promoção de ações voltadas para a mulher no climatério, na terceira idade, negras, indígenas, do campo e da cidade e as presidiárias, materializando assim o que dispõe o texto constitucional quanto ao acesso universal e igualitário às ações e aos serviços destinados a sua promoção, proteção e recuperação.

“É importante ampliar, qualificar e humanizar a atenção à saúde da mulher no SUS, e o Centro de Referência em Saúde da Mulher na região norte do Estado do Piauí será uma sinalização do compromisso que o Governo do Estado tem com as mulheres piauienses”, finalizou Rubens Vieira.