As turmas de alfabetização das escolas dos polos V e VI da rede municipal de Cocal colaram grau nessa segunda-feira (21). A festa aconteceu na Escola Municipal Professora Lourdinha Simeão e contou com a presença de alunos, pais, professores e autoridades municipais. Ao todo, 65 crianças participaram da formatura.


“Essas crianças agora podem cursar a Educação Infantil e conquistarem a tão sonhada formatura. Em três anos, conseguimos triplicar o número de alunos que têm acesso a essa modalidade de ensino, tão importante para o desenvolvimento das crianças. O nosso propósito para o próximo ano é que todas as crianças, a partir dos quatro anos, estejam matriculadas na Educação Infantil”, declara Raimunda Albuquerque, secretária de Educação de Cocal.


Os pequenos formandos receberam homenagens dos professores que os acompanharam durante a formação inicial. Além da estrutura da festa, a Prefeitura de Cocal também disponibilizou o traje dos alunos.


“Estamos todos orgulhosos com a realização dessas crianças. Anteriormente, nós não tínhamos esse tipo de ação no município e as crianças saíam prejudicadas. Elas entrarão no Ensino Fundamental preparadas e com mais autoestima”, relata Deuzenir Portela, secretária de Assistência Social, presente no evento.


O polo V compreende os alunos da rede municipal das localidades Itapecuru, Santo Hilário, Boíba, Angico Branco, Juá dos Araújos e Jenipapinho. Já os alunos do polo VI são oriundos das localidades Contendas, Juazeiro, Segundo Campo e Jacaré, todas na zona rural do município. No total, serão 307 crianças que ingressarão no próximo ano no Ensino Fundamental, vindas da rede municipal.