Com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e trabalhar formas de prevenção, é realizada, durante este mês, em todo o Brasil, a campanha Setembro Amarelo.


Em Cocal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde, também promove a campanha. Iniciando as ações, foi realizada, nessa terça-feira (05), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mutirão, uma palestra com o tema: “Falar é a melhor solução”.

Na oportunidade, o psicólogo Rayfran José Sousa Silva, em parceria com a assistente social Antônia Sérgia, abordou orientações para a prevenção do suicídio, bem como a desmitificação de alguns preconceitos que existem em torno do tema.


“Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, as pessoas com tendência ao suicídio demonstram sinais que requerem atenção e cuidados. É muito importante que exista o apoio àquela pessoa para que ela se sinta protegida, amada e com possibilidades de seguir adiante seu caminho”, ressalta o psicólogo.


As ações de conscientização sobre a prevenção ao suicídio irão ocorrer durante todo o mês de setembro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona rural e urbana.