Mais de 300 pessoas participaram neste domingo (20/05) do Primeiro Passeio Ciclístico de Cocal-PI, organizado pelo grupo cocalense 'Feras do Pedal', em parceria com a prefeitura municipal de Cocal, comerciantes e empresários locais e de regiões vizinhas. Adultos, crianças, jovens e idosos se reuniram e pedalaram os quarenta quilômetros do percurso, que teve largada às 08:00 horas, em frente a Praça Matriz.


O número de participantes superou as expectativas da organização e reuniu desde ciclistas amadores até atletas experientes, que aproveitaram a manhã do domingo para se exercitar com a família e/ou amigos. Caravanas de várias cidades como Esperantina, Piracuruca, Murici dos Portelas, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Buriti dos Lopes, Parnaíba, São Bernardo do Maranhão, dentre outros municípios participaram do passeio. 
Cada participante contribuiu com dois quilos de alimentos não perecíveis, que posteriormente serão doados a famílias carentes da cidade de Cocal. 
O trajeto teve inicio nas proximidades da Praça Matriz e percorreu pelo Bairro São Francisco, prosseguindo por uma estrada vicinal recém-construída, que liga o Bairro São Francisco a localidade Segundo Campo. Os ciclistas pedalaram pelas localidades Segundo Campo, Agrovila Jacaré, Franco, Dom Bosco, Cruzinhas, Boíba, Angico Branco, Agrovila Cansanção, voltando ao ponto de largada trespassando pelo Bairro Ulisses. 


Um dos organizadores do encontro e membro do grupo Feras do Pedal, Danilo Brito, usou da palavra ao termino do evento para agradecer o apoio dos parceiros e aos participantes que abrilhantaram o Primeiro Passeio Ciclístico de Cocal-PI.


"Gostaria de agradecer a todos que participaram do Primeiro Passeio Ciclístico de Cocal. Nós que fazemos parte do grupo Feras do Pedal estamos muito felizes por ter promovido este belíssimo passeio para vocês. Gostaria de agradecer também aos patrocinadores e parceiros que de alguma forma contribuíram, uns com dinheiro, outros com brindes, outros com materiais, como gelo, pão, carros e motos para o apoio e com o pessoal que ajudou na divulgação feita através de fotografias e com a locução, o nosso muito obrigado", disse Danilo. 



Para garantir a segurança dos participantes, servidores da Secretaria Municipal de Saúde em uma ambulância e Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Dmtrans) acompanharam todo o trajeto. Uma picape e um carro-oficina com profissionais especializados em consertos rápidos também acompanharam o passeio caso alguma bicicleta danificasse em meio ao percurso.


O Primeiro Passeio Ciclístico de Cocal-PI é um grande exemplo de parceria entre iniciativa privada e poder público que ajuda a incentivar a prática de atividades saudáveis e ampliar as opções de lazer e diversão para as famílias e/ou comunidade em geral. 



Mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis arrecadados no passeio serão doados a famílias carentes da cidade de Cocal-PI.  

PREMIAÇÕES:
Ciclista ganhador de um lote de terra nas dimensões 10mx30m, nas proximidades do IFPI Campus Cocal. A referida premiação foi ofertada pelo senhor João Josias, empreendedor do Loteamento Mundial. 
Senhor Carrapão, residente na cidade de Murici dos Portelas, ganhou um capacete por merecimento. Considerado por todos como um veterano do ciclismo, aos 72 anos de idade e esbanjando muita saúde, ele pedalou todo o percurso do passeio. O homem também é muito conhecido por ser um participante ativo de todos os encontros de ciclismo na região.