Como parte dos preparativos para o Festeja Cocal 2018, que acontece em praça pública de 11 a 14 de agosto, foi realizada, nessa terça-feira (31), uma reunião entre representantes da Prefeitura de Cocal, Ministério Público do Piauí, Conselho Tutelar, Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Guarda Municipal e sociedade civil.


Dentre as pautas discutidas, foram destacadas as ações e planos de segurança pública e proteção de crianças e adolescentes durante os eventos.


“Estamos nos unindo com o objetivo de dar segurança aos cocalenses e turistas que estarão nas festividades. Bem como assegurar que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) será devidamente cumprido, especialmente no que diz respeito à venda de bebida alcoólica”, afirma o vice-prefeito Nonatinho da Biridibinha, representando o prefeito Rubens Vieira na reunião.


Para isso, a 1ª Promotoria de Justiça – Cocal emitiu portaria delimitando as regras para a participação de crianças e adolescentes nos eventos, tais como permanência acompanhada e proibição de venda de bebidas alcoólicas. CLIQUE AQUI e veja a portaria


“Todos os barraqueiros têm a orientação de proibição da venda de bebida alcoólica para menores e de obrigatoriedade de cartaz informando isso. Caso haja descumprimento, o vendedor ou os pais/responsáveis serão multados”, explica o representante do Conselho Tutelar, Anselmo Jansen.


Quanto à segurança, o prefeito de Cocal já solicitou reforço policial ao Governo do Estado e conta também com o apoio de seguranças particulares e da Guarda Civil Municipal.


“Estaremos juntos, Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, para desempenhar esse trabalho. Estamos preparados para dar todo o apoio aos presentes no evento”, finaliza o comandante da Guarda Municipal, Sargento Edivaldo Santos Sousa.