Os servidores docentes e técnico-administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Cocal vêm a público informar que, em assembleia realizada no dia 12 de junho de 2019, decidiram aderir à Greve Geral marcada para o dia 14 de junho de 2019 em todo o país, cuja pauta se coloca em oposição à reforma da previdência e contesta a atual política de desvalorização da educação pública, materializada em cortes de recursos tanto de Universidades quanto dos Institutos Federais. 


Neste processo, cumpre-nos destacar a relevância do IFPI, bem como do costumeiro compromisso dos seus servidores com a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade, voltada para o desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade de Cocal. Partindo desta compreensão, entendemos que a continuidade de um bom serviço prestado à comunidade pressupõe a adoção de políticas de valorização de todos os profissionais da educação e, por conseguinte, a negação a toda e qualquer forma de ataque a direitos adquiridos. 


Assim, nos colocamos contrários à aprovação da reforma da previdência, por entendermos que sua articulação ancora-se em pressupostos injustos e que a mesma não combate a privilégios, além de trazer danos irreparáveis a docentes, técnico-administrativos e a terceirizados. Não obstante, contestamos os recentes bloqueios de recursos discricionários da educação no âmbito do Governo Federal, entendendo-os como um entrave ao cumprimento da missão institucional, que é ofertar uma educação pública, gratuita e de qualidade, voltada às demandas sociais. Por fim, informamos que as atividades letivas do IFPI campus Cocal retornam ao normal funcionamento na segunda-feira, dia 17 de junho. 

Cocal, 13 de junho de 2019