De acordo com um integrante da Vigilância Sanitária (VISA), as ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) realizadas neste sábado (27/02) durante a Feira Livre foram positivas. A população reagiu bem e houve, de forma geral, adesão e prática das medidas de prevenção por parte dos feirantes e proprietários de estabelecimentos comerciais em Cocal, município da região Norte do Piauí.

Sabe-se que uma feira livre favorece a formação de aglomeração. No entanto, com a redução limitada à venda somente de produtos de gêneros alimentícios, observou-se a diminuição do fluxo de pessoas no espaço da feira, tanto no número de vendedores quanto de passantes em busca de realizar suas compras rotineiras. 

Adalberto Firmo, integrante da VISA, quem foi abordado, por exemplo por falta do uso de EPI, reagiu bem à oferta de máscara, álcool gel e orientações executadas pelas equipes que acompanharam o andamento do dia, também nos estabelecimentos comerciais.

Foi montado um ‘stand’ de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no qual, os profissionais, durante suas atividades, receberam apoio da Guarda Municipal, DMTRANS e Polícia Militar.